segunda-feira, 31 de março de 2014

João Dinis

         Júlio Dinis nasceu em 14 de novembro de 1839, em Portugal, e faleceu em 12 de setembro de 1871, no Porto. João Guilherme Gomes Coelho (Júlio Dinis é pseudônimo) formou-se em Medicina, mas pouco Exerceu a profissão, pois como contraiu tuberculose, tinha de ausentar-se constantemente.

Escreve em 1863 a introdução de As Pupilas do Senhor Reitor e de A Morgaminha, publicado em 1871, ano da morte do autor.



            














               A solução fácil das tramas, a ausência de dramas profundos e o clima brando próprio de suas narrativas são algumas das características mais presentes em suas obras.
Seguindo sua escola literária, ele sempre busca realçar a natureza, colocando-a como pano de fundo de seus romances, que no fim tem tudo resolvido, a calma restabelecida, os mal-entendidos esclarecidos, os personagens satisfeitos e em harmonia um com os outros.            Júlio Dinis defendeu os valores burgueses do Romantismo. Entretanto, a importância maior de seus romances reside no fato de retratarem a sociedade portuguesa no século XIX.

OBRAS:
            ROMANCE: As Pupilas do Senhor Reitor (1866 - As Pupílas do Senhor Reitor, livro publicado em 1866 e escrito por Júlio Dinis, renomado autor português e que contêm aproximadamente 250 páginas); Uma Família Inglesa (1868); A Morgaminha; Canaviais (1860); Serões da Província (1870); Os Fidalgos da Casa Mourisca (1871); Inéditos e Esparsas (1910).

Referencia: Modulo de Português - UNO ( Romantismo: Origens e Chegada a Portugal )



Nenhum comentário:

Postar um comentário