segunda-feira, 31 de março de 2014

Romantismo em Portugal e Situação histórica

No início do século XIX, Portugal passava por uma grave crise político-econômica. Napoleão decretou o Bloqueio Continental, exigindo que a Coroa portuguesa rompesse as relações comerciais com a Grã-Bretanha.


Por ter desrespeitado o decreto Bloqueio Continental, Portugal certamente seria invadida pelas tropas francesas, e a única saída que o rei D. João VI foi fugir com os nobres portugueses para o Brasil, e para receber a Coroa, a colônia foi transformada em Reino Unido a Portugal e Algarve.

Com a mudança da família real para a então ex-colônia, o comércio entre Brasil e Inglaterra ficou mais forte e ocorreu a abertura dos portos aos países aliados. Com a perda do mercado brasileiro, a burguesia portuguesa começou a investir na agricultura, mas como o sistema feudal ainda imperava por lá e grande parte das terras ainda estava sob o poder do clero, a tentativa inicialmente falhou, vindo a dar cerdo apenas quando foram alteradas as leis do direito senhorial e os bens da Igreja foram confiscados.


Texto feito por Artur Vasconcelos

Referencia: Modulo de Literatura - UNO ( Literatura: Origens e Chegada a Portugal )

Nenhum comentário:

Postar um comentário